quarta-feira, 2 de março de 2011

Parque Linear Parahyba: um bem para a maioria

Ontem (01/03/2011) no bairro do Bessa, na Comunidade Cidade Viva - ONG que trabalha na promoção sócio-cidadã, ocorreu uma Audiência Civil Pública que tinha como principal intuito a discussão aberta e transparente entre poder público - no caso Prefeitura Municipal de João Pessoa, e sociedade civil pessoensse, a respeito do caso "Parque Linear Parahyba".


Ao chegar no local, por volta das 19h30min, percebi que já havia um número expressivo de cidadãos no recinto...e na entrada, uma fila enorme para assinatura da ata na qual era endossada pela população alí presente, a remoção do Aeroclub da Paraíba e no lugar do mesmo, a criação do parque. Sim, é bom também ressaltar que havia uma outra ata cuja finalidade era de ser assinada pela manutenção do Aeroclub no mesmo local...esta, por sua vez, só vi duas assinaturas! Daí, ja podemos enxergar nessa balança a vontade suprapartidária da sociedade em usufruir de mais verde, de pista de cooper, de respirar um ar de melhor qualidade etc...

Entretanto, não posso ser leviano em afirmar que o aparelho social, Aeroclub da Paraíba, não representa à sociedade em geral, sua importância...muito pouco,mas mesmo assim, representa! Eu, particularmente, não possuo aeronave e acredito que 99,95% da população paraibana também não! Mas, o aparelho social em questão oferece emprego a professores paraquedistas, ao dono da cantina, aos garçons, enfim... Já serviu à sociedade paraibana como sede de um Campeonato Internacional de Paraquedismo Militar, no ano de 2006, assim como cenário para cenas cinematográficas brasileiras...etc!

Mas o que está em questão não é a colaboração social que o aparelho representa à sociedade -  ou não, mas sim, a conotação político-partidária que o caso está representando atualmente. A "coisa" pública deve ser encarada para um bem-maior, ou seja, à coletividade, e não servir à "donos e donas de engenho" nos quais estamos vendo...Além de tudo isso, existe a famosa especulação imobiliária que o local está sendo metralhado, no sentido figurado e literário da palavra!

Eu sou nascido em João Pessoa, e pela brilhante exposição do projeto de ontem à noite, desde 1926, a cidade não cria, nem muito menos fomenta à criação de Parques. Por essa razão, eu, e tod@s aquel@s presentes na Audiência Civil Pública, fomos atores decisivos e ativos em prol de um outro aparelho social no qual represente toda a sociedade pessoensse (e porquê não dizer mundial?), sendo o futuro parque, mais um atrativo turístico para nossa cidade!!

Cores partidárias à parte, espero que a população se una em favor da coletividade e sobretudo, do meio ambiente! Sou a favor do "Parque Linear Parahyba" e sou a favor da relocação do Aeroclub Paraíba para um local condizente com a realidade de um aparelho social como este, e você, se posiciona para o bem de um todo? Ou a favor de um pequeno "grupo"?

6 comentários:

  1. Yuri, independente de questões partidárias, a questão não é a relocação do Aeroclube, mas a forma como ela está sendo conduzida. Todos queremos SIM a criação de um parque que a população possa usufruir, entretanto creio que há outros meios menos violentos de se conseguir tal feito. O ruim de toda essa situação, não é a quem ele faz bem,mas sabemos que todo esse reboliço não é pq grupo A ou B querem o bem da população, mas sim tomar um partido. E aí sim reside o erro.

    ResponderExcluir
  2. Bom ouvir sua posição! Mas parto do pressuposto do bem-público para beneficiar a maioria! Mas mesmo assim, respeito sua posição! Além disso, os órgão governamentais são geridos por pessoas, e (in) felizmente, pessoas são passíveis de erros e afins... Há, braços e prazer em te-la como leitora!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, o bem do coletivo. Sem dúvidas, a construção do Parque vai trazer muitos benefícios a população pessoense, como aconteceu com a reforma e construção de praças. Não víamos mais as pessoas se reunindo pra conversar, levar os filhos para brincar, caminhar, e hoje isso é possível. Assim também será com o Parque, mais uma opção de lazer para os pessoenses!

    ResponderExcluir
  4. Bem dito!... Quanto a especulação imobiliária, os moradores das redondezas do "aeroclube" tem que estar satisfeitos, uma vez que sairam de uma zona de risco de acidentes, para uma área de valorização eminente, como têm acontecido nas áreas próximas às praças que foram revitalizadas pela antiga gestão. Moro ao lado da Praça da Paz e vi isto de perto, como um equipamento público de lazer e cultura público muda (para melhor)o convívio da população próxima! Como você bem disse, cores partidárias a parte, confio na visão de Luciano Agra, um projeto do nível do Parque Parayba, pretende ser um marco, uma referência, tal qual o Estação Ciência(projeto que acompanhei todas as etapas, enquanto estágiária da SEPLAN que na época era gerida pelo atual Prefeito), que por muitos foi criticado, mas hoje todos fazem suas reverências a ele.

    ResponderExcluir
  5. Jurava que audiencias como essas deveriam sair convocações no twitter...nunca vi uma...

    ResponderExcluir
  6. concordo completamente com você! e sinceramente, não vi porque tanto ibope pra uma minoria burguesa que tem suas aeronaves, quando na verdade, o aeroclube pode se relocar pra outro endereço, e lá, onde antes o era, possa vir a ser um espaço maravilhoso para TODA a sociedade, incluindo a essa minoria burguesa, que se mostrou estar interessada apenas nos próprios umbigos, sem se preocupar com o total. :)

    ResponderExcluir